Lembro-me de ti...


'' Não permito que ninguém o veja ''

Era sempre a resposta dela. Por mais elogios para ela confiar, por mais simpática que nós, pudesse mos demonstrar, era sempre em vão. Tantos mistérios que rodavam um simples livro.
''Não é um livro qualquer''
Dizia ela após ouvir o que não desejara. De facto, não era um livro típico dos típicos. Era um albúm de fotografias, ou, melhor dizendo, de recordações amontoadas ao longo de uma vida.
A minha tia era viúva e não tinha filhos. Numa das vezes que estive perto dela, fixei-a por completo. Apesar das rugas e da pela envelhecida, notavas se, que, outrora ela tinha sido uma mulher de feições raras. Com o cabelo loiro encaracolado sem cor, com a face pálida mais a estrutura média e cintura fina completavam o aspecto insensível e frio.
''Para onde é que estás a olhar? ''
Perguntava-me ela ao mínimo descuido.
Ontem, tentei, mais uma vez chegar à gaveta da secretária do lado da janela. Tinha as mãos a tremer cada vez que me chegava perto da dita mesa. Antes de a pressionar para abrir corria até ao corredor, vezes e, vezes sem conta. De vez em quando, ouvia passos, mas, eram sempre das aias.
Deixei-me de rodeios parvos, abri a gaveta. Estava tudo tão arrumado. Não existia lá nada que não estivesse no lugar correcto.
Tirei de lá o meu desejado álbum. O título era: Foram sonhos. Estremeci. Imaginei durante poucos segundos o conteúdo daquele livro. Perdi-me mais uma vez nas minhas invenções e nas minhas ideias. Continuem, porque, afinal não podia perder tempo. Observei-o; era de capas grossas antigas; cremes mas já com a cor a perder-se; o título era em letras gordas, mas, era discreto. Abri-o. No lado esquerdo, tinha uma espécie de compartimento onde tinha envelopes cinzentos. Em cada um tinha um nome de um homem, no qual, um foi repetido inúmeras vezes, Fernando Jesus. Um namorado? Não pensei mais no assunto, durante um pouco.
Apareceram fotografias a preto e branco e a séria ao passar as páginas. Não conhecia nenhum. Passava uma e uma e não percebi ninguém, apenas, a minha tia quando era mais nova e, mesmo assim não tinha certeza se era ela ou não. Cheguei ao fim. Tinha lá algo escrito e, aí sem controlo dos meus olhos e do meu carácter li:
'' Não demos a volta,
Sonhos ficaram para trás
Lágrimas despejadas na noite''
Fernando Jesus (eu, Ana Lima) ( :

Algo, entre ela e esse homem ficou por dizer ou fazer.

Sonhos que foram esquecidos
Lágrimas e arrependimento
Marcadas por uma vida
De fracasso e sofrimento.

Arrumei tudo de novo e desci até a sala. Dei-lhe um beijo na cara e segui até ao jardim.


Informações fotográficas: www.google.com

2 Comments:

  1. Anónimo said...
    Perfeito.
    Adoro te
    Anónimo said...
    Concordo com este rapaz aqui de cima :)

Post a Comment